Noticias | Campanhas

ViaRondon presente em mais uma ação do Junho Vermelho

12/06/18

Campanha visa incentivar população a doar sangue

 

Lins, 12 de Junho de 2018 – A concessionária ViaRondon estará presente na campanha de doação de sangue que o Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru vai realizar no dia 14 de junho, reconhecido como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

 

É uma ação da ViaRondon que reforça o apoio da Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo dado à campanha realizada pelo Fundo Pró-Sangue, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.

 

Mas, por que é importante doar sangue? Primeiro porque é um ato de amor ao próximo, tão raro nos dias atuais. Depois, porque não existe produção sintética de sangue em laboratórios, como ocorre com outros medicamentos. Nada substitui o sangue verdadeiro que corre nas veias de um ser humano.

 

Por outro lado, os hospitais, que tratam de todo os tipos de pacientes e de doenças, precisam de sangue para cuidar dessas pessoas. Se um hospital não possui sangue suficiente (estatísticas mostram que os hospitais possuem cerca de 40% do que necessitam), tem que cancelar cirurgias, entre elas as que fazem transplante de órgãos (rins, coração, medula óssea, etc) que salvam vidas e restituem às pessoas, debilitadas por alguma patologia, a oportunidade de continuarem vivendo, produzido e gerando boas expectativas de vida. As doações são muito poucas e praticamente toda pessoa pode ser um doador (veja as condições abaixo).

 

Outro argumento é que o sangue não faz falta ao doador. O organismo humano recompõe a quantidade de forma natural. O processo de doação é simples, rápido e completamente seguro. E sabem o que mais? Uma simples doação permite que o hemonúcleo obtenha quatro diferentes componentes do sangue que são utilizados em situações clínicas importantes.

 

A ViaRondon tem promovido e participado de campanhas de doação de sangue desde 2014, pois tem em seu escopo de atuação contribuir para o desenvolvimento social e humano das comunidades presentes no entorno de sua atuação, questão fortemente presente no Programa de Concessão de Rodovias do Governo do Estado de São Paulo.

 

Como reforço ao apoio da Artesp na Campanha Junho Vermelho, a concessionária também veicula mensagens incentivadoras em seus painéis eletrônicos instalados ao longo da SP 300 – Rodovia Marechal Rondon.

 

E, por fim: se você possui as condições indicadas, pratique esse ato de humanidade e de amor ao próximo. Vá ao Hemonúcleo de Bauru (Rua Monsenhor Claro, 8-88) e sai com a certeza de que pode estar salvando vidas!

 

Condições para a doação

- Estar alimentado;

- Não  ter ingerido bebida alcóolica e drogas;

- Não ter usadoantibiótico há menos de uma (1) semana;

- Levar documento de identificação com foto (RG ou CNH)

Obs.: Quem teve hepatite A pode doar sangue. Já aqueles que tiveram hepatites B e C, infelizmente, não podem ser doadores.

 

Mais informações para a imprensa:
Claudio Luiz de Carvalho – MTb 14.896

Rua João Moreira da Silva, 509 - Jardim Americano
CEP: 16400-660
Lins/SP Tel: +55 (14) 3533 2650

comunicacao@viarondon.com.br