A diretoria da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e os representantes da Concessionária ViaRondon assinaram, na tarde do dia 06 de maio de 2009, o contrato de concessão para o trecho oeste da rodovia Marechal Rondon (SP-300), leiloado em outubro de 2008. Esse ato transferiu a administração de 416,8 km do Corredor Marechal Rondon Oeste, que compreende 331,13 km da Rodovia Marechal Rondon SP-300 e 85,5 km de 23 rodovias de acessos para a ViaRondon.
O prazo da concessão é de 30 anos, com outorga no valor de R$ 411 milhões e repasse mensal de 3% da arrecadação de pedágio para o Governo do Estado de SãoPaulo.
A Rodovia SP-300 corresponde ao trecho do município de Bauru, km 336,5, logo após o entroncamento com a rodovia SP-225, até o km 667,63, no município de Castilho/SP, divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. O contrato prevê ainda a manutenção de 33 vicinais, no total de 243,8 km.
O trecho oeste da rodovia Marechal Rondon (SP-300) é cortado por 25 municípios. São eles: Bauru, Avaí, Presidente Alves, Pirajuí, Guarantã, Cafelândia, Lins, Guaiçara, Promissão, Avanhandava, Penápolis, Glicério, Coroados, Birigui, Araçatuba, Guararapes, Rubiácea, Bento de Abreu, Valparaiso, Lavínia, Mirandópolis, Guaraçaí, Murutinga do Sul, Andradina e Castilho. A concessionária prioriza a contratação de mão-de-obra na região desses municípios.
A ViaRondon tem o compromisso, nos 30 anos da concessão, de investir na melhoria da rodovia e na questão da segurança viária, essencialmente para reduzir o número de acidentes. Dessa forma, a economia da região ganha mais agilidade e competitividade, pois um corredor mais seguro agrega vantagens a diversos segmentos, como turismo, comércio, indústria, integração entre as cidades, logística de produtos e serviços. Além desses benefícios, os usuários economizam na manutenção do veículo, no consumo de combustível e no tempo de viagem.
As cidades limite da rodovia receberão da concessionária 5% de ISS sobre a receita de pedágio. O valor total do imposto será rateado e distribuído de acordo com o percentual de quilômetros que a rodovia percorre dentro de cada município.
Atuar no mercado de concessão de rodovias de forma rentável, ética e segura, com responsabilidade social e ambiental, prestando serviços de excelência aos usuários, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos municípios onde atua.
Ser uma empresa economicamente forte, alcançando o reconhecimento e confiança de seus usuários, colaboradores, acionistas e órgãos reguladores.
Desenvolvimento econômico e financeiro
Prontidão para mudanças e constante melhoria dos processos e estruturas
Inovação por meio de desenvolvimento de pessoas e tecnologia
Ética e transparência